segunda-feira, 27 de julho de 2009

FUNDADORA DA ORDEM DO SANTÍSSIMO SALVADOR

"Tu me fazias entender que toda a importância da vida espiritual consiste em manter-nos em tua divina presença, e em pensar só em Ti, amar só a Ti, não buscar nada, nem desejar outra coisa senão a Ti."

Em 1723, sendo extinto o Carmelo de Marigliano, irmã Celeste é conduzida a Scala para aí realizar a missão que Deus lhe destinara, o nascimento da Ordem das Monjas Redentoristas e da Congregação dos Padres Redentoristas. A semente que haverá de fecundar a Obra serão as humilhações e sofrimentos, com o sangue de seu coração...

"Começou o Senhor, durante a ação de graças da Santa Comunhão, a fazer-me sentir uma transformação de meu ser em Seu Ser. Aí se imprimiam em luz divina todas as Suas virtudes."

Em Scala, Celeste e suas irmãs são recebidas em uma comunidade onde se vivia a Regra das Visitandinas, um grupo que ainda não pertencia a nenhum Instituto, e aí reiniciam a vida religiosa.
Enquanto noviça, em 1725, o Senhor começa a lhe revelar:


"Ele me disse que desejava fundar uma ordem que deveria lembrar o mundo de tudo o que Ele tem feito pelo homem. Ao mesmo tempo, recebi clara e distintamente o que deveria estar contido na Regra, ordenou-me, em Seu Nome, que eu escrevesse tudo, e me deu entender que esta Ordem seria fundada por mim."


Maria Celeste escreve e envia ao padre Falcoia, diretor espiritual da comunidade, este se aborrece e lhe ordena, em primeiro lugar, a queimar a regra; em segundo lugar, a deixar de receber a Santa Comunhão até que ele vá a Scala; finalmente ordena que a Mestra a faça observar tudo que ele determina.
Irmã Maria Celeste sofre, dentro da comunidade, críticas e zombarias, porém segue tranqüila.

" Dize-me, que passa que tanto te aflige?... Tudo que tu recebes, sou Eu que recebo e não tu, confia em Mim que chegarão a ver as minhas obras."

Afonso de Liguori vai a Scala pregar na Catedral, e, a pedido do padre Falcoia, prega Exercícios Espirituais no Mosteiro da Visitação. Lá entrevista Maria Celeste e fica convencido de que está tratando com uma alma escolhida de Deus, reúne então a comunidade, para agradecer a Deus e adotar a Regra recebida d'Ele pela irmã Maria Celeste.
E, no Mosteiro de Scala, a 13 de Maio de 1731, num Domingo de Pentecostes, nasce a Ordem do Santíssimo Salvador, resultado direto da revelação do Pai a Maria Celeste:

"Tenho desejado ardentemente dar ao mundo o meu Espírito e comunicá-lo a todos... para envolvê-los no seio do meu amor."

Nenhum comentário: