segunda-feira, 27 de julho de 2009

O AMIGO SECRETO

Giuseppe e Batistina esperam ansiosos pelo décimo filho. Tudo lhes parece como a primeira vez, sonhos e expectativas. É uma menina! Em 31 de outubro de 1696, nasce em Nápoles Júlia Marcela Santa, que futuramente receberá o nome de Maria Celeste Crostarosa.
Cresce em ambiente harmonioso, fortalecida pela vivência da fé, pelo testemunho das virtudes e piedade de seus pais. Úrsula, sua irmã oito anos mais velha, e Joana, a irmã caçula, acompanham-na em sua caminhada espiritual.
Júlia começa cedo sua vida de oração e intimidade com Jesus, e isto vive com naturalidade:

"Tendo cinco ou seis anos, começou o Senhor a dar-me conhecimento de sua divindade, sem eu saber nada, tão suave estimulou em mim o desejo de amá-lo e servi-lo... chamava-me e me impelia a amá-lo com breves palavras interiores, sem que eu soubesse o que era aquilo." (Autobiografia)

Como poderia sabê-lo? Ela o chama de "amigo secreto". Este será o estilo de intimidade de Jesus com Maria Celeste por toda sua vida, uma transformação interior, profunda. Ele vai lhe dizer:

" 'Eu quero ser o teu guia. Quero te conduzir. Não procure outro, mas a mim, eu serei teu mestre.' ... não tive outro desejo, senão agradar a Deus. E o Senhor me disse no interior do coração: 'Tu deves imitar minha vida, unida às obras da minha vida realizarás tuas próprias obras.' " (Autobiografia)

Maria Celeste relata tudo que passa em sua alma ao seu diretor, padre Cacace, que lhe assegura e lhe orienta na oração.
No Sábado Santo de 1718, durante a celebração da Missa de Ressurreição, ao canto do Glória:

"...senti a alma totalmente revigorada e restaurada. Respirei em teu santo e divino amor... senti-me fortalecida. Tu entraste em meu coração e me disseste: 'Que a Paz esteja em teu coração'. Ao ouvi-lo, minha alma se perdeu em Ti, absorvida em ti permaneci unificada."

Maria Celeste participa do mistério pascal de forma plena, e pode dizer: "Já não vivo, mas é Cristo que vive em mim."
Na primavera de 1718 entra para o Carmelo de Marigliano, e, seis meses depois, recebe o hábito de carmelita junto com sua irmã Úrsula, e no ano seguinte faz a profissão religiosa.

"Nesta profissão Tu, meu amor, me recebeste por esposa, dizendo-me que desde aquele momento eu seria totalmente tua, e Tu, totalmente meu."

Um ano mais tarde, em 1720, Joana reune-se a Celeste e Úrsula, e o Mosteiro de Marigliano passa a ser o lar feliz para as três irmãs Crostarosa.
No Carmelo de Marigliano Maria Celeste encontra-se com o padre Falcoia, da Congregação dos Pios Operários, destinado a guiar Celeste em sua futura obra como fundadora. O plano que Deus reserva para Celeste inclui o sofrimento redentor até a cruz.

Nenhum comentário: